Recentemente o influenciador Raiam Santos tem feito vários posts em redes sociais mencionando e indevidamente se associando à Kiwify e às suas marcas registradas, o que poderia causar questionamentos e confusão em nossos clientes.
Muitas pessoas têm nos perguntado qual foi a real relação do Raiam com a Kiwify, então reativamos e atualizamos essa nota para esclarecer todos os fatos.
De início, desde já esclarecemos que o Raiam não está autorizado a divulgar, associar-se ou utilizar as marcas da Kiwify.
No início da Kiwify, em 2020, fizemos uma parceria de divulgação com o Raiam nas suas fraternidades e redes sociais (parceria publicitária).
Para isso, o Raiam Santos recebeu ações da controladora da empresa (participação minoritária), e também foi a ele franqueada a oportunidade de investimento nela.
Somos gratos a essa parceria, pois proporcionou um crescimento rápido para a empresa.
Participamos de diversos lançamentos do Raiam e sua equipe e aprendemos muito no processo, além de aprimorar a ferramenta para abrir ao público.
Em 2021 nos desalinhamos por não concordar com alguns comportamentos e posicionamento que o Raiam Santos vinha exibindo nas suas redes sociais.
Então por volta de Abril de 2021 decidimos encerrar a parceria de divulgação com o Raiam Santos.
Posteriormente a Kiwify finalizou a recompra total da participação minoritária que Raiam Santos e o seu sócio Paulo Berto possuíam na empresa.
O Raiam não foi um dos fundadores da Kiwify.
Em alguns momentos o Raiam já publicou indevidamente nas suas redes sociais dizendo que supostamente seria o fundador da Kiwify.
Os dois fundadores da Kiwify são o Artur Ribas (CEO) e Marinho Gomes (CTO).
A nossa relação com Raiam Santos sempre foi de divulgação e publicidade.
O Raiam Santos também não participou do programa de aceleração de startups YCombinator, no link abaixo é possível ver a página da Kiwify na YCombinator, com informações dos fundadores da empresa:
(https://www.ycombinator.com/companies/kiwify)
O Raiam nunca participou do operacional da Kiwify, por exemplo:
Nossa relação sempre foi de divulgação / publicidade. E ela foi oficialmente encerrada no início de 2021.
É importante deixar isso claro, pois em algumas comunicações, Raiam Santos deixa a entender que supostamente teria tido controle ou poder de mando sobre a Kiwify, o que não é verdade.
A Kiwify e as empresas do grupo não possuem nenhuma relação com o Raiam Santos (de qualquer natureza, consultiva, publicitária, de investimento etc).
Raiam Santos também não possui nenhuma participação acionária na controladora da Kiwify ou qualquer empresa do grupo e não está autorizado a divulgar, associar-se ou utilizar as marcas da Kiwify.
Em Maio de 2021 havíamos publicado esta nota de esclarecimento, sobre o fim da parceria de divulgação com o Raiam Santos e sobre a sua relação com a Kiwify.
Alguns meses depois da venda total das ações que o Raiam Santos possuía na empresa, ele nos pediu para retirar do ar a nota de esclarecimento original.
Nós atendemos o pedido por liberalidade, visto que o Raiam Santos já não tinha mais nenhuma ligação com a empresa, e não estava publicando nenhum conteúdo prejudicial às nossas marcas nem se associando indevidamente a elas.
Infelizmente, em Abril de 2022, o Raiam Santos voltou efusivamente a mencionar a Kiwify nas suas redes sociais, podcasts e a publicar informações falsas. Por isso não tivemos alternativa a não ser divulgar esta nota de esclarecimento.